Questões de Serviço Social - Serviço Social na América Latina para Concurso

Foram encontradas 33 questões

Q2348632 Serviço Social
Leia atentamente o trecho abaixo:
Situar o Serviço Social nos marcos da modernidade e da pósmodernidade implica resgatar (...) o conjunto de saberes presentes na sua trajetória histórica, especialmente na realidade brasileira. (SIMIONATTO, 2009, p. 14).
Analise as assertivas abaixo no que tange à trajetória da profissão de Serviço Social no Brasil e as matrizes teóricas que fundamentaram a prática profissional:

I. As protoformas do Serviço Social brasileiro tiveram como suporte teórico-metodológico os pressupostos conservadores da doutrina da Igreja Católica expressos no pósestruturalismo.
II. Na década de 1950, o profissional de Serviço Social fundamentou sua prática profissional no positivismo e funcionalismo, ambos ancorados na razão fenomênica ou instrumental de racionalidade formal-abstrata.
III. Na década de 1970, o Serviço Social amplia sua interlocução com as Ciências Sociais e aproxima-se da teoria social crítica de Marx.
IV. A década de 1990 expressa um amadurecimento teórico e acadêmico da profissão, por meio da aprovação do Código de Ética de 1993 e da Lei de Regulamentação da Profissão, resultantes da aproximação com as teorias pós-modernas.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Q2348628 Serviço Social
A trajetória da profissão de Serviço Social no Brasil é marcada por influências teóricas neotomistas, positivistas, funcionalistas, fenomenológicas e marxistas. A aproximação de alguns assistentes sociais com os movimentos sociais e os partidos políticos de esquerda, ao final dos anos de 1950 e início da década de 1960 contribuíram para um contato inicial com as ideias marxistas.
No que se refere ao pensamento marxista e à profissão de Serviço Social, analise as assertivas abaixo:

I. Marxismo sem Marx refere-se à aproximação superficial que ocorreu, inicialmente, entre a profissão de Serviço Social e o pensamento marxista.
II. Marxista é um minucioso e rigoroso estudo inerente ao pensamento de Karl Marx. III. Marxiano corresponde aos estudos que foram construídos a partir da literatura de Karl Marx.
IV. A Teoria Social Crítica de Marx fundamenta a prática do assistente social na atualidade.
V. Prática do desenvolvimento de comunidade heterodoxo, que contava com profissionais bem próximos à teoria marxista.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Q2301562 Serviço Social
Sobre o serviço social na América Latina, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O serviço social surge como subprofissão subordinada à profissão médica.

( ) As encíclicas Communium rerum do Papa Leão XIII (1930) e a Rerum ecclesiae, de Pio XI (1935), influenciaram a ação social da igreja para manter o equilíbrio nas relações entre patrões e empregados e restauração e aperfeiçoamento da ordem social.

( ) O serviço social profissional nasce na América Latina em 1920, quando se cria a primeira escola no continente (Sucre/Bolívia).

( ) No Brasil, o surgimento das escolas de serviço social se dá a partir dos anos de 1946. A sociedade passa por transformações significativas, advindas do processo instauração da Constituição Federal de 1945.

A sequência está correta em
Alternativas
Q2264218 Serviço Social
Sabe-se que a apreensão das configurações e as contradições da acumulação do capital no cenário latino-americano são imprescindíveis para definir as particularidades das análises que se propõem a compreender o Serviço Social na América Latina. Considerando o Serviço Social na América Latina, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2165734 Serviço Social
A primeira escola de serviço social na América Latina foi fundada no Chile, no ano de
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: C
5: A