Questões de Serviço Social - Saúde para Concurso

Foram encontradas 3.040 questões

Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Assistente Social |
Q2482561 Serviço Social
Na análise de Duarte e Paiva (2020), o movimento pela Reforma Psiquiátrica no Brasil é contemporâneo ao de Renovação do Serviço Social, forjando uma sintonia de princípios entre ambos. Nesse sentido, avaliam que um dos desafios para o trabalho do Assistente Social na saúde mental é o de
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Assistente Social |
Q2482560 Serviço Social

O campo da saúde mental é constituído de vertentes, perspectivas e significados diferentes, com disputas, o que representa desafios para o cuidado antimanicomial.

Na perspectiva da Reforma Psiquiátrica, a lógica territorial e de compartilhamento entre CAPS e ESF por meio do apoio matricial, estabelece o(a)

Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Assistente Social |
Q2482559 Serviço Social

Entre os autores vinculados à Teoria Crítica há consenso de que, a partir dos anos 1990, o Brasil adotou a agenda do Banco Mundial para a Área da Saúde.

Segundo Moraes (2019), atualmente, a racionalidade hegemônica no SUS convive com elementos da Reforma Sanitária, incorporando três eixos centrais e complementares:

Alternativas
Q2480670 Serviço Social
“Em casa, minha mãe me batia. Batia muito. Quando estava bêbada e quando estava sóbria. O álcool fazia ela ter problema de nervos. Eu me lembro que quando estava sã ela ficava tremendo. Era muito louco. Ela esperava eu dormir e batia em nós com um pedaço de pau, tacava objetos. Às vezes ela me cutucava com bituca de cigarro, e, como lá não tinha fogão a gás e a gente cozinha no fogão a lenha, tinha bastante pau em casa. Então minha mãe esperava a gente dormir e dava paulada. […] Minha mãe morreu e eu me senti aliviada. Eu justificava todo o meu fracasso na pessoa dela, tudo estava depositado nela. Eu pensava “Faço isso porque minha mãe bebe, porque ela me botou na rua”. Minha mãe falava coisas do tipo: “A mãe sempre nos amou. Ela bebia porque era fraca”. Meu irmão também dizia: “A mãe era fraca, bebia por causa da nossa avó e também, olha eu não conheço o meu pai, você conhece o seu pai, a mãe sozinha teve que criar eu, você e a Giselda. Ela não teve ninguém para dar apoio. Ela se rendeu ao álcool, mas você não pode pensar assim da mãe. A mãe sempre nos amou, cara, eu amo a mãe. E eu respondia: “Amou a gente o quê? Não sei porque você gosta da mãe.”  
O fragmento do texto acima possibilita algumas análises. Assinale a alternativa que interpreta criticamente, a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos do Serviço Social, a realidade vivenciada a partir do relato.  
Alternativas
Q2480669 Serviço Social
Analise as afirmativas a seguir. Os assistentes sociais na saúde atuam em quatro grandes eixos.

I. Atendimento Direto aos Usuários. II. Mobilização, Participação e Controle Social. III. Investigação, planejamento e gestão. IV. Assessoria, qualificação e formação profissional. 

A partir da compreensão da direção social da profissão, assinale a alternativa CORRETA

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: B
5: B