Questões de Português - Por que- porque/ porquê/ por quê para Concurso

Foram encontradas 913 questões

Q2478602 Português
Assinale a alternativa em que a lacuna deve ser preenchida com o que está entre parênteses. 
Alternativas
Q2473537 Português
Sobre o emprego dos porquês, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

 Não compreendo o _________ de ele ter ido embora tão cedo.
 Ora, _________ você não gosta de maracujá?
 A criança chorou _________ estava com dor.
 O jornaleiro passou mais cedo _________?
Alternativas
Q2467747 Português


Internet:<www.facebook.com>  (com adaptações). 

Em relação à tira acima, julgue o item.


No segundo quadrinho, sem prejuízo para os sentidos originais do texto, “porque” poderia ser substituído por “é que”.

Alternativas
Q2467152 Português
A QUESTÃO SE REFERE AO POEMA DOS ALUNOS DO 7º ANO EM HOMENAGEM AOS 50 ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE TIMÓTEO

“Minha escola tem ensino,
Que muito orgulho me dá.
As coisas que aqui aprendo
Não se aprendem em todo lugar.

Porque estudo não é besteira,
Pinta a carreira com mais cores,
Os alunos têm mais vida,
Uma vida com mais sabores.

Ao olhar para o horizonte,
Muitas coisas posso notar.
Minha escola tem ensino,
Que muito orgulho me dá.”

Disponível em: http://escolamunicipaldetimoteo.blogspot.com/2020/12/ poemas-dos-alunos-do-7-ano-homenageiam.html Acesso em: 28 set. 2023. Adaptado.
“Algumas palavras e expressões causam dúvidas no momento de empregá-las na frase, de acordo com as regras estabelecidas pelos padrões da norma culta da língua.” (BUENO, 2014, p. 529)

Sobre o emprego do termo “porque” no início da segunda estrofe do poema dos alunos da Escola Municipal de Timóteo, é correto afirmar que ele se escreve junto e sem acento por
Alternativas
Q2464360 Português
MUDAS, MUDANÇAS E REFORMAS PROFUNDAS


           Na passagem de ano, desejamos vida nova e realizações. No mundo das aves, o ano novo ocorre antes, na primavera. Pouco antes do início da estação, as aves passam pela fase de muda de penas e ficam mais bonitas.
 
         Creio que podemos seguir o exemplo das aves em nosso ano novo, trocando nossas penas a começar pela “pena de mim”, sentimento que todos temos quando nos sentimos injustiçados ou preteridos, ou quando acreditamos que o que fazemos não tem importância.

         Quase sempre trabalhamos buscando o sustento sem nos darmos conta que a nossa labuta também contribui para a coletividade. Da mesma forma que um beija-flor ao se alimentar do néctar das flores não percebe que ajuda as plantas a se reproduzir.

       Quantas vezes nos infligimos penas, punições às quais acreditamos estar condenados por não nos julgarmos merecedores de uma vida melhor, ou ainda por sermos influenciados por tantas notícias negativas. Acreditar nisso é uma pena severa demais que podemos e devemos trocar.

          Penso que também podemos visitar o nosso interior, o profundo de nossos corações. Lá dentro vamos encontrar outros sentimentos de pena, mágoas, desgostos e tristezas que também podemos trocar. Sejamos como as aves capazes de sacudir as penas e recomeçar sem rancores.

            Com a pena em punho, escrevemos o livro de nossas vidas e temos o direito de escolher escrever a verdade ou rascunhar a mentira. Basta largar o que não serve, o que atrapalha, o que não precisa ser carregado.

            Nós observadores de aves, admiramos o voo, mas só conseguimos voar quando sonhamos e, para sonhar, precisamos estar leves. Ao voar em um sonho, os riscos são maiores, mas basta mudar a direção do voo e escolher um outro rumo diante do amplo horizonte.

           Se você trocar as suas penas vai se sentir não só mais leve, mas também mais alegre, com mais entusiasmo em viver e, por que não dizer, em servir. Assim como as aves, você terá criado, ou melhor, terá encontrado um novo ser, o verdadeiro ser. Só assim o ano novo será de fato, novo. E tenha a certeza, vale a pena. 



Disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-dagente/especiais/noticia/2016/12/cronica-de-ano-novo-fala-sobreimportancia-da-renovacao-da-vida.html
“com mais entusiasmo em viver e, por que não dizer, em servir” (último parágrafo)

O emprego dos porquês é um dos temas que mais causam dúvidas entre os falantes da língua portuguesa. Para que ocorra de forma adequada, é imprescindível entender e diferenciar as quatro formas: porque, porquê, por que e por quê. Assim sendo, assinale a opção que preenche adequadamente as frases a seguir.

I.A acusada não compareceu ao tribunal _______________ estava em viagem.
II. As razões _______________ fui embora são pessoais.
III. Se você sai com os seus amigos, ________________ não posso sair com os meus?
IV. Todos riam muito, e ninguém me dizia o ________________. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: A
5: A