Questões de História - História da América Latina para Concurso

Foram encontradas 341 questões

Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Historiador |
Q2488722 História
Observe a imagem a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

A fotografia retrata as ruínas da zona arqueológica “Templo Mayor”, localizado no centro histórico da cidade do México, com a Catedral Metropolitana da Cidade do México em segundo plano e edifícios contemporâneos da cidade ao fundo. 

A respeito da imagem, assinale a afirmativa que a interpreta corretamente.
Alternativas
Q2482140 História

Julgue o item que se segue.


Os primeiros povos da América eram nômades, caçadores e coletores, compartilhando traços físicos semelhantes aos de povos africanos, australianos e mongóis. Além disso, dominavam a agricultura, cultivando alimentos como abóbora, batata, milho, feijão e mandioca.

Alternativas
Q2439416 História
A respeito da ocupação humana e dos primeiros habitantes do continente americano, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2432370 História

A ideia de uma América hispânica emancipada da Metrópole e, em alguns casos, unida em forma de uma só República ou de uma Confederação de Nações foi algo presente no imaginário da época. Nesse sentido, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona personagens dos movimentos de independência da América hispânica com seus ideais:


Primeira coluna: personagem

1.Francisco de Miranda

2.José de San Martín,

3.Simón Bolívar


Segunda coluna: ideais

(__)Posicionamento democrático e liberal e grande defensor da unidade continental latino-americana, que deveria se chamar "Colômbia".

(__)Idealizador de um projeto de unidade latino-americana, mas consciente das dificuldades, propôs uma confederação de nações livres.

(__)Apesar da sua participação na luta pela independência, suas posições políticas eram moderadas, pois defendia uma monarquia constitucional.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

Alternativas
Q2432356 História

A Assembleia Geral da ONU, em 1960, adotou a Declaração sobre a Descolonização, em que diz:

Convencida de que todos os povos têm o direito inalienável à liberdade absoluta, ao exercício de sua soberania e à integridade de seu território nacional, proclama solenemente a necessidade de pôr fim rápido e incondicional ao colonialismo em todas as suas formas e manifestações;

Declara que:

1. A sujeição dos povos a uma subjugação, dominação e exploração constitui uma negação dos direitos humanos fundamentais, é contrária à Carta das Nações Unidas e compromete a causa da paz e da cooperação mundial;

2. Todos os povos têm o direito de livre determinação; em virtude desse direito, determinam livremente sua condição política e perseguem livremente seu desenvolvimento econômico, social e cultural. Apesar dos esforços da ONU, o processo de independência de Angola foi complexo e tardio. A respeito dessa realidade, analise as afirmações a seguir:

I-A estrutura do governo salazarista de Portugal dificultou a adoção de um sistema gradualista por não estar disposto a ceder à negociação com os movimentos pró-independência.

II-Apesar da intensificação dos nacionalismos africanos, Angola esteve à parte desses movimentos até a queda do salazarismo.

III-A existência de movimentos independentistas distintos ideologicamente dificultou a formação de uma frente unida contra o colonialismo português.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: C
5: A