Questões de História - Fundamentos da História : Tempo, Memória e Cultura para Concurso

Foram encontradas 790 questões

Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Historiador |
Q2488750 História
A respeito da corrente historiográfica da Nova História, não há consenso sobre seu surgimento, porém é possível afirmar que atualmente ela está consolidada, em parte devido ao grande número de historiadores que a praticam.
A respeito dessa corrente, avalia as afirmativas a seguir.

I. A Nova História emergiu como uma resposta ao paradigma rankeano e às transformações ocorridas no mundo, como o movimento de descolonização, o feminismo e o ecologismo.
II. A Nova História fragmentou e expandiu os campos historiográficos, gerando problemas de definição, fontes e métodos de pesquisa.
III. A Nova História se interessa por atitudes humanas que anteriormente não receberam a devida atenção nos estudos históricos, compreendendo-as como construções culturais que se transformam no espaço e tempo.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Historiador |
Q2488749 História
Esse conceito aborda a construção de identidade e do sentimento de pertencimento de grupos humanos, envolvendo os processos de identificação e diferenciação entre outros grupos. Para alcançar essa conformidade, seus indivíduos se utilizam de marcadores culturais, que podem ser práticas culturais, tradições e interações sociais.
Essa descrição se refere ao conceito de
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Historiador |
Q2488746 História
Para resumir, o vocabulário dos documentos não é, a seu modo, nada mais que um testemunho: precioso, sem dúvida, entre todos; mas, como todos os testemunhos, imperfeitos; portanto, sujeito à crítica. Cada termo importante, cada figura de estilo característica, torna-se um verdadeiro instrumento de conhecimento, bastando ser confrontado uma única vez com seu ambiente; recolocado no uso da época, do meio ou do autor.
Fonte: BLOCH, Marc. Apologia da História ou ofício de historiador, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001, p. 142.

Com base na leitura do trecho e a respeito do uso de documentos históricos pelos historiadores, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Segundo o autor, o historiador deve adotar uma postura de imparcialidade, concentrando-se no conteúdo das fontes e restringindo seu desejo interpretativo.
( ) Desde a perspectiva de Bloch, o historiador se beneficia de sua proximidade com o passado devido à continuidade e imutabilidade dos vocabulários durante o tempo.
( ) Para o autor, o historiador deve questionar os documentos, incluindo os vocabulários utilizados, não os aceitando como verdade absoluta.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Historiador |
Q2488744 História
Analise as afirmativas que descrevem o conceito de educação patrimonial.

I. Processo educativo que pode ser formal ou não formal, construído de forma coletiva e dialógica com a intenção de preservar o patrimônio cultural.
II. Processo educativo que conta com a participação efetiva da comunidade no processo de preservação do patrimônio cultural.
III. Processo educativo que utiliza instrumentos específicos para o cumprimento de seus objetivos, como o Inventário Participativo, e outros que se apresentem adequados ao objeto.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Historiador |
Q2488742 História
Penso que a perspectiva de redes é uma forma de olhar para as relações interpessoais, e esse conceito deve ser entendido como um esforço para construir diversas redes sociais. Assumi que as pessoas com as características semelhantes podem ocupar a mesma posição na estrutura da rede, mas a sua contribuição pode variar. Isso não se deve apenas as características comuns dos sujeitos, mas as oportunidades ou desvantagens de sua posição na rede, pois é dentro dela que o comportamento dos atores sociais está enraizado.
Fonte: Bloch, Agata. Livres e Escravizados. As vozes dos subalternos na História do Império Colonial Português na perspectiva de redes, Varsóvia: Museu da História do Movimento Popular Polonês, 2022, p. 13.

A respeito da perspectiva de rede, assinale a afirmativa que apresenta corretamente como eles representam uma renovação teórico-metodológica para a História. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: D
5: A