Questões de Contabilidade Pública - Ingressos e Dispêndios Públicos para Concurso

Foram encontradas 814 questões

Q2450861 Contabilidade Pública
A despesa orçamentária é classificada em duas categorias econômicas: Despesas Correntes, que são aquelas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital; Despesas de Capital, que são aquelas que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital (MCASP, 2021).
Considerando o disposto, classifique a discriminação das despesas a seguir em Despesas Correntes (DCOR) ou Despesas de Capital (DCAP): 
                                  Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresente a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q2449185 Contabilidade Pública

Em 31/12/2020, determinada entidade pública apresentou os seguintes valores, em reais, nos elementos de despesa:


Imagem associada para resolução da questão


Qual o valor, em reais, dos elementos classificados como despesas orçamentárias correntes?

Alternativas
Q2444808 Contabilidade Pública
Considere os dados hipotéticos a seguir relativos à previsão e realização da Receita Corrente Líquida (RCL) da União em dois exercícios financeiros: 

Imagem associada para resolução da questão

Tendo em vista o regramento vigente para aprovação e execução de emendas parlamentares individuais ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) da União, a partir da análise dos dados, é correto afirmar que o limite de aprovação dessas emendas tem base:
Alternativas
Q2397023 Contabilidade Pública
Em consulta a uma série de demonstrativos de arrecadação, referentes ao exercício de 2021, um servidor ocupante do cargo de fiscal tributário deparou-se com os seguintes valores:


Imagem associada para resolução da questão



Assinale a alternativa que apresenta o total de impostos de competência municipal. 
Alternativas
Q2387761 Contabilidade Pública
Considere o decreto hipotético a seguir.

Decreto Executivo nº 1.979, de 23 de julho de 2023 “Abre Crédito Adicional Suplementar no orçamento no valor de R$ 774.938,00 (setecentos e setenta e quatro mil, novecentos e trinta e oito reais)”
O Prefeito do Município de Treze Canoas, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas por Lei, e considerando que o Poder Legislativo Municipal aprovou projeto de lei autorizando a abertura de Crédito Adicional Suplementar no supracitado valor, consolidado pela Lei Municipal nº 1.344, de 26 de junho de 2023, e por ser necessário que os créditos adicionais sejam abertos por Decreto do Poder Executivo; DECRETA:
Art. 1º. Fica aberto Crédito Adicional Suplementar no orçamento no valor de R$ 774.938,00 (setecentos e setenta e quatro mil, novecentos e trinta e oito reais) destinados às dotações orçamentárias seguintes, as quais ficam incluídas na Lei Orçamentária Anual - LOA, do exercício de 2023:


Imagem associada para resolução da questão


Art. 2º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Treze Canoas, 23 de julho de 2023. Prefeito do Município
À luz da legislação aplicável à abertura de créditos adicionais, no decreto hipotético supracitado estão faltando: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: C
5: B